Informativos


X Encontro Brasileiro de Ecologia Química

O tema proposto para o X Encontro Brasileiro de Ecologia Química (EBEQ) no ano 2017 está relacionado com as complexas questões da Biodiversidade e é uma homenagem ao Prof. José Tércio Barbosa Ferreira, o qual desenvolveu seus trabalhos pioneiros em ecologia química, formando vários grupos nesta área. O X EBEQ será realizado no DQ-UFSCar de 4 a 8 de dezembro de 2017 e coordenado pela Profa. M. Fatima G. F. da Silva.

O X EBEQ será constituído por uma programação abrangente, envolvendo conferências, simpósios, apresentações orais e painéis. Diversos temas relevantes da Ecologia Química serão abordados, destacando-se dentro da pesquisa aplicada a utilização de semioquímicos na agricultura (controle de insetos-pragas, plantas daninhas e fungos), no controle de pragas da saúde pública e veterinária (mosquito da dengue, carrapatos e vetores da leishmaniose), assim como os avanços científicos em ecologia química marinha e a identificação e síntese de compostos de defesa de organismos diversos. Trará ainda novas abordagens como trabalhos incluindo a genômica e uma discussão sobre os aspectos evolutivos e integrados da comunicação química.

O encontro será uma oportunidade para trocas de experiência de técnicas e dos problemas normalmente enfrentados pelos trabalhos na área de Ecologia Química, devido à interdisciplinaridade da área.